Do acto criativo [all but thy evil will]

















It is particularly barbaric this has happened on a day when people are meeting to try to help the problems of poverty in Africa.
Disse-o hoje Tony Blair, com o semblante mais compungido deste mundo e do outro, e o Presidente americano Bush alinhou por idêntico diapasão. Não faço questão de comentar. Tenho mais gana de, a contraponto, relembrar Cildo Meireles e as suas emblemáticas Inserções em Circuitos Ideológicos, trabalho de 1970, em plena ditadura militar brasileira. Em Inserções em Circuitos Ideológicos, obra desdobrada nos projectos Cédula (nota) e Coca-Cola, o esquema da reconstrução (e subversão) artística consistia em retirar um signo do capitalismo (sociedade de consumo) do seu contexto, inscrever-lhe uma proposição e reconduzi-lo de volta ao circuito ideológico capitalista. O Projecto Cédula desafiava quem manuseasse dinheiro, a deixar informações ou críticas nele. Cildo Meireles fazia uso de um carimbo para inscrever nas notas frases como: Quem matou Herzog? ou Yanques, go home! Trabalho similar era realizado com as garrafas de Coca-Cola, na circunstância recorrendo a autocolantes. Como quem dá impulso inicial a uma corrente ou lança ao mar uma mensagem numa garrafa, o artista apontava a um processo de comunicação aberto, isto é sem controlo pelo próprio. Na intenção, o público seria o destinatário, mas também o agente dessas inserções que visavam manter um fluxo de contra-informação no circuito ideológico capitalista.

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